7º ZAPfest realiza 3 dias de evento

Encontro de Negócios, palestra com Mario Sérgio Cortella e Cerimônia de Premiação e Homenagens dos TOP of Mind’s de Paulínia e região marcaram a 7ª edição do maior festival empresarial da RMC

POR FERNANDA MARQUES VALENTE
FOTOS: CLAUDIA ARANTES | VILMA ALVES |
CRISTIANO AVELLINO | THAILSON BRITO | TATY TORRES

Esse já é o 7º ano seguido que a Revista ZAP realiza o ZAPfest, consagrado como o maior festival empresarial da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em 2018 o evento chegou com novidades. Uma delas foi a inclusão de um terceiro eixo no evento: um Day Business. Realizado dia 18, no primeiro dia – dos três ao todo – o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico – Encontro de Negócios da RMC superou as expectativas do público. Mais de 130 pessoas, de 93 empresas de Paulínia e região, participaram do encontro, que contou com palestras e rodada de negócios. O sucesso do Fórum pode ser atribuído ao fato de ter sido feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e realizado pelo CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) com apoio do SEBRAE Campinas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Estávamos com muitas demandas, mas fizemos questão de vir. Acreditamos que eventos como esse são importantes para geração de valores e para conhecer fornecedores locais e regionais que possam suprir nossas necessidades. Parabéns aos organizadores, evento muito bem organizado”, disse Amanda Gasparotto, representante da Rhodia Solvay Group, uma das empresas líderes do Encontro. E por falar nisso, o Encontro reuniu cerca de 20 empresas líderes, maior número que o Ciesp e o Fiesp já tiveram em um encontro desse tipo. “Isso serve para mostrar que as parcerias bem pensadas e organizadas dão frutos. Essa é uma ação da iniciativa privada em conjunto com órgãos públicos e entidades de classe que resultou em uma extraordinária oportunidade para que pequenas, médias e grandes empresas façam negócios vantajosos para todos”, resumiu Rui Rabelo, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia.

Realização: Adilson Alves, diretor da ZAP e idealizador do ZAPfest durante seu discurso de abertura da Cerimônia de Premiação

Além da Rhodia, entre as empresas líderes estavam também a Air Liquid, Transjordano, Comgas, Bayer, Niplan/ NPE entre muitas outras. Na abertura, todos os envolvidos com o evento falaram com o público e depois aconteceram duas palestras, ministradas pelos presidentes da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e da Desenvolve São Paulo (Agência de Desenvolvimento Paulista). Ambas agências também participaram da Sala de Crédito, na qual os bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil ofereceram condições especiais aos participantes do Encontro. O Truck News da CBN Campinas esteve presente durante a manhã de negócios, que foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura. Os apresentadores transmitiram a programação diretamente de lá e entrevistaram pessoas envolvidas com o Encontro. “O principal objetivo do Encontro de Negócios é o desenvolvimento da cadeia produtiva da região, visando aproximar as empresas e abrir oportunidades de novos negócios, de maneira rápida e prática. Também é um jeito inteligente de encontrar fornecedores e clientes dentro da própria RMC ao invés de buscar fora da região e, dessa forma, podemos gerar riqueza, desenvolvimento, expandir negócios e ainda, criar mais empregos”, concluiu o secretário Rabelo.

Cortella de volta a Paulínia

Basta de Cidadania Obscena foi o tema da palestra proferida pelo professor, educador e filósofo, Mario Sergio Cortella, no dia 19 de julho, segundo dia de evento. Denominado Fórum de Negócios, o objetivo desse dia é capacitar os participantes da classe empresarial através de palestras de conteúdo relevante. Um dos maiores palestrantes da atualidade voltou à Paulínia (em 2016 ele participou do 5º ZAPfest) e deu uma verdadeira aula com importantes assuntos e ensinamentos. “Na vida, temos que ter esperança, do verbo esperançar e não do verbo esperar”, disse Cortella, incentivando as pessoas a acreditarem em um futuro melhor, mas não ficarem parados esperando por ele, se movimentarem fazendo parte da mudança que querem ver no mundo. “E qual é o meu papel como empresário, como pai de família, como mãe, como docente, como líder religioso? Nosso papel é recusar o fratricídio (…), pois o fratricídio não se dá só com a morte de alguém (…) eu nunca esqueço uma frase de Albert Schweitzer que diz: a tragédia não é quando um homem morre, a tragédia é tudo que morre dentro de um homem enquanto ele ainda está vivo”. E continuou: “E o que não pode morrer? A possibilidade de uma esperança ativa, de algo que traga a noção do inédito viável, que faça a utopia a partir do lugar de onde estou”. Após sua palestra, ovacionada pelo público, Cortella ainda autografou livros e tirou fotos com o público no foyer do Theatro Municipal.

A 7ª edição do ZAPfest foi encerrada com uma Cerimônia de Premiações e Homenagens no Theatro Municipal de Paulínia. Para receber os homenageados e convidados do importante evento, foi estendido um tapete vermelho na escadaria do Theatro na noite do dia 20. A Cerimônia reconheceu as empresas destaques e as TOP of Mind’s. Até o ano passado, a pesquisa dos “TOP of Mind’s” era realizada apenas na cidade. A partir desta edição, toda a RMC foi contemplada, identificando as marcas mais lembradas tanto de Paulínia quanto da região. O responsável pela pesquisa de 2018 é o Instituto PHD. “Todas as entrevistas foram feitas por abordagens face-a-face, com a metodologia de amostragem aleatória sistemática, sem dar preferência para sexo, idade, classe social ou quaisquer outros fatores que possam viesar o estudo”, esclarece Adilson Alves, diretor da ZAP e idealizador do ZAPfest. Ele completa dizendo que a empresa forneceu uma análise completa de perfil do entrevistado (sexo, idade, renda familiar, grau de instrução e cidade que reside) garantindo a veracidade das informações. Para abrilhantar a festa, a cantora Vanessa Jackson e o cantor Rodrigo Teaser (cover/sósia do Michael Jackson reconhecido pela Sony e único citado pela página do artista) fi zeram apresentações ao público presente. Também houve o sorteio de um brilhante de 10 pontos oferecido pela joalheira Marcello Campos. Após a cerimônia, todos puderam desfrutar do coquetel do conceituado buffet Claudia Porteiro.

Menções Honrosas


As menções honrosas foram destinadas às entidades de classe, sociais, humanitárias, educacionais, de segurança e fomento que atuam em Paulínia.

Destaque regional

A Região Metropolitana de Campinas é constituída por 20 cidades. Tem população estimada em mais de três milhões de habitantes e é uma das regiões mais ricas e desenvolvida do País. Nesse contexto é cenário ideal para que empresas, instituições e personalidades contribuam para o desenvolvimento e aquecimento da economia regional. Por isso, nada mais justo do que serem homenageadas com o Troféu Chamas do Progresso.

Top of Mind RMC

Em 2018 o ZAPfest abrangeu também a Região Metropolitana de Campinas. A seguir, os TOP of Mind’s da RMC.

Agradecimentos

 “Gostaria de agradecer a todos que participaram do ZAPfest e aos nossos apoiadores e patrocinadores”, exaltou Adilson Alves, se referindo às parcerias que contribuíram para que o evento fosse um sucesso: Prefeitura Municipal de Paulínia – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CIESP, FIESP, SEBRAE, Anglo Paulínia, Red Balloon, Gasmil, Uniodonto, Pague Menos, Óticas Carol, KazaMais, Kopenhagen Paulínia, IALOG, Galileo Parque Tecnológico Empresarial, Niplan/ NPE, MP Comex, KG Bens Imóveis, Soft Park, CVC Paulínia Shopping, KS Tubos, Válvulas e Conexões, Jornal Agora Paulínia, Jornal O Cromo, Jornal Aqui Paulínia, Portal Paulínia VIP, CBN Campinas, IMK Multimídia e Instituto PHD.