Você está em dúvida entre comprar um apartamento ou uma casa?

O sonho de grande parte dos brasileiros e conquistar o imóvel próprio e sair do aluguel, e sabemos que esse sonho pode levar anos, até levantar todo o dinheiro necessário e quando acontece, fica a dúvida: comprar um apartamento ou uma casa?

Qual é a melhor opção? Onde devo investir meu dinheiro? Será que farei um bom negócio?

São perguntas que surgem naturalmente e para chegar à resposta certa é preciso ter calma e analisar todos os pontos positivos e negativos.

Por isso apresentaremos algumas vantagens e desvantagens de viver em uma casa e de viver em um apartamento, para ajudar você a tomar a decisão no futuro.

 

Comprar um apartamento é a melhor opção?

Viver em um apartamento é para aqueles que têm uma família pequena, casais jovens que não precisam de muito espaço para viver, mas que desejam ter uma vida mais prática no dia a dia. Clique aqui para ver algumas opções de apartamento em Paulínia.

Seguimos com algumas vantagens de comprar apartamento:

 

Segurança

Morar em um apartamento significa segurança, isso porque há portaria 24h, controle de entrada e saída de visitantes e moradores, muros altos, câmeras e até mesmo empresas especializadas em segurança.

Por isso é o lugar ideal para quem deseja viver com tranquilidade.

 

Facilidade no dia a dia

Condomínios compostos por prédios tendem a estar em locais privilegiados, próximos de centros urbanos, comércios e escolas. Isso facilita a vida dos moradores e até mesmo de crianças e adolescentes que precisam estudar.  Também são privilegiados, pois, as linhas de ônibus atendem muito bem os condomínios, para facilitar a locomoção dos moradores e de quem ali trabalha.

 

Lazer e bem-estar

Todo condomínio conta com área de lazer para a família, alguns têm área vende, pista de caminhada, academia, quadra para jogos, parque para as crianças, salão de festas e churrasqueira.

Sem contar que hoje muitas pessoas se preocupam com seus pets, por isso os condomínios também veem investindo em espaço especial para os animais de estimação.

 

Economia

Mesmo sendo obrigatória a taxa de condômino para todos os moradores, você ainda pode economizar.

Pois, não é preciso gastar com manutenção constante, a limpeza de um ambiente menor é mais fácil, não é preciso estar associado a clubes e parques já que o condomínio oferece tudo o que precisa no ambiente onde mora, então não é preciso sair do condomínio para passear com as crianças e você pode receber seus amigos em sua casa ou na área comum e realizar pequenas comemorações.

 

Porém, comprar um apartamento também pode trazer algumas desvantagens, como:

Regras do condomínio

Esse é um assunto polêmico, pois para viver em sociedade é preciso de regras e como há muitas pessoas morando no mesmo local o único meio de manter o local em harmonia são as regras criadas pelos próprios moradores e fica o síndico responsável por manter tudo em ordem.

Mesmo que você não seja a favor, é preciso obedecê-las e pagar a taxa do condomínio em dia, caso contrário você pode ser punido, proibido de frequentar as áreas comuns do local.
Confira as melhores opções de casa em condomínio de Paulínia

 

Privacidade

Quando você opta por comprar um apartamento, é precisa saber que o único lugar que você terá privacidade será dentro do seu imóvel e muitas vezes você poderá escutar tudo o que seus vizinhos estão falando, pois, além das paredes serem finas, os espaços são pequenos.

A convivência com os vizinhos será diária, se precisar frequentar piscina, academia, salão de festas é provável que tenha que dividir esses ambientes com outras pessoas que também moram ali.

 

Escadas

Caso o prédio tenha elevadores é um problema a menos, mas caso não tenha, subir alguns lances de escada pode ser um problema, além de muito cansativo, principalmente se você morar em um dos últimos andares.

É uma questão de acessibilidade, grávidas, idosos e crianças vão ter dificuldades ao subir e será impossível para deficientes físicos terem acesso aos apartamentos superiores sem elevador.

 

Comprar uma casa é a melhor opção?

Comprar uma casa e não um apartamento é uma opção para aqueles que têm uma família maior e precisam de muito espaço para viver, jardim, área de lazer e um lugar para as crianças brincarem sem incomodar os vizinhos.

Muitas vezes são pessoas que procurar lugares mais afastados para viver longe poluição sonora e agitação.

 

Privacidade

Se você quer e gosta de privacidade, comprar casa é a escolha certa. É uma caraterística marcante e desejada por quase todos nós.

Não é preciso dividir sua área de lazer com vizinhos e estranhos, é possível fazer reuniões e festas no momento que desejar, receber visitas, ficar com as janelas abertas e se preciso, murar toda a sua propriedade para ter ainda mais privacidade.

 

Sem regras

Morar em uma casa é muito diferente de morar em um apartamento, um dos motivos é que não é preciso seguir regras.

Você não precisa seguir uma série de normas criadas pelos vizinhos, se você está dentro da sua propriedade você terá mais liberdade. Pode ter mais animais, efetuar reformas sem pedir autorização do condomínio, receber mais visitantes e realizar comemorações sem restrições.

Comprar uma casa é ideal para quem gosta de reuniões e festas.

 

Sem barulho

Se você gosta de uma vida mais sossegada e tranquila, investir em uma casa ao invés de um apartamento é uma boa opção.

Já que uma casa estará distante da outra e as paredes são mais reforçadas do que a de um apartamento, então você não terá vizinhos no andar de cima andando de salto, nem problemas em chegar tarde em sua casa, tem a liberdade de mudar todos os moveis de lugar sem ser incomodado e não precisará dividir uma parede com seu vizinho, por isso o barulho que chegará até o seu imóvel será bem menor.

 

Mas também, viver em uma casa pode ter suas desvantagens:

 

Segurança

Ao optar por comprar uma casa, a segurança é por conta do dono do imóvel, você é quem precisa se responsabilizar pelo muro, portão automático, alarme e câmeras de segurança.

 

Custo elevado

Como não há um conjunto de pessoas pagando uma taxa mensal para manutenção diária, todo o custo de limpeza, jardim, manutenção da estrutura da casa, limpeza de piscina, fica por conta do dono da casa, o que pode gerar custos mensais bem elevados para o bolso, além de ser uma manutenção muito mais trabalhosa.

 

Caso não tenha decidido ainda qual é a melhor opção, nossa dica é colocar tudo no papel, pros e contras, e pensar qual será o melhor investimento para o seu futuro e para fazer a escolha do imóvel ideal, a Happy imóveis conta com uma equipe especializada e um catálogo incrível de casas e apartamentos e vai ajudá-lo a encontrar o lugar perfeito para você e sua família.

Mas caso você tenha dúvida se realmente comprar um imóvel seja a opção ideal, entre aqui e leia 5 motivos para alugar com a Happy Imoveis.