Conheça a Subcisão

Por Dra. Renata Rocha

Já pensou em se livrar dos tão temidos
“furinhos” causados pela celulite?!
Ou então das temidas cicatrizes de acne?!

Subcisão é uma técnica cirúrgica usada para corrigir qualquer tipo de depressão da pele como rugas e sulcos da face, cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo, incluindo a celulite. Em tais alterações, a pele encontra-se retraída por traves de fibrose.
É um procedimento simples e seguro, realizado sob anestesia local, que só deve ser realizado por médicos capacitados. Esta técnica permite atuar na porção mais profunda da pele para descolar e soltar a pele que está retraída, onde muitas vezes tratamentos como massagem modeladora ou drenagem linfática (no caso da celulite) não conseguem agir.
No caso da celulite, a subcisão está indicada apenas para casos considerados graus 3 e 4 (onde as depressões já são profundas). Uma agulha especial é usada para romper as fibroses que causam o aspecto dos furinhos.
No tratamento das cicatrizes de acne, utiliza-se uma técnica semelhante a anterior, porém, está indicada somente para alguns tipos de cicatrizes, aquelas que são distensíveis (não endurecidas). Isto é, a cicatriz deve desaparecer quando se estica a pele no local onde ela se encontra, quando isto não acontece de nada adianta a subcisão para eliminar este problema.
Por ser um procedimento que estimula a produção de colágeno, e este sempre é um processo lento, os resultados demoram alguns meses para aparecer, mas sempre com resultados muito satisfatórios.
O número de sessões varia de acordo com o tamanho, profundidade, localização e quantidade de correções a serem realizadas.
Após o tratamento, os hematomas são comuns. Por isso recomenda-se o uso de roupas compressivas por 15 dias e evitar exposição ao sol para não manchar a pele.