Construindo, inovando e realizando sonhos

Aurea Incorporadora entrega seu primeiro empreendimento com infraestrutura diferenciada e lazer completo, unindo a força do mercado de capitais às necessidades do mercado imobiliário

POR FERNANDA MARQUES VALENTE
WAGNER ROCHA|DIVULGAÇÃO/AUREA

Aurea Incorporadora e AR Bank, uma parceria que deu certo: ao centro, na poltrona, a presidente da Aurea, Fábia Tizzo; em pé (da esq. p/ dir.) o vice-presidente da incorporadora, Evandro Joanini, a diretora Financeira da AR Bank, Simone Coelho, o diretor de Engenharia da Aurea, Edypo Rosa, a gestora de Crédito da AR Bank, Evelyn Barcelos, e o diretor de Incorporação também da Aurea, Marcos Joanini

Essa poderia ser apenas mais uma reportagem sobre a entrega de apartamentos, mas não é. Essa é a história da Aurea Incorporadora, uma empresa que nasceu da vontade de fazer a diferença por onde passa e que vem inovando a forma como viabiliza seus empreendimentos, unindo o mercado de capitais às necessidades do mercado imobiliário. Para entender melhor como surgiu essa parceria e como a empresa chegou aonde está hoje, conversamos com os responsáveis pela Aurea. A Revista ZAP foi recebida pela equipe diretora da incorporadora, um time muito entrosado e que vem trabalhando juntos há anos em prol dos avanços da empresa. A começar pela presidente, Fábia Tizzo, que ilustra a capa desta edição, seguida por Evandro Joanini, vice-presidente, Edypo Rosa, diretor de Engenharia e Marcos Joanini, diretor de Incorporação.

E não podia faltar a Simone Coelho, diretora Financeira da AR Bank, parceira da Aurea e corresponsável pelo sucesso do qual estamos falando. De maneira geral, as construtoras e incorporadoras utilizam créditos bancários para construir, porém, há alguns anos o cenário brasileiro vem mudando e justo quando a Aurea se preparava para dar início à sua primeira obra, em meados de 2015, se deparava com uma situação muito delicada nesse setor. Com praticamente 100% dos apartamentos vendidos do seu primeiro empreendimento, o Residencial Clube AquaVille, era a hora de começar a construção. “Acontece que só com o valor de entrada dos clientes não conseguiríamos concluir a obra e a crise política e econômica do país praticamente impossibilitou nossas chances de financiamento imobiliário pelos bancos”, recorda Fábia.

“O aumento do desemprego, a inflação alta, os juros elevados e a consequente perda de poder aquisitivo contribuíram para a paralisação do mercado imobiliário. Sabendo-se que cerca de 70% do crédito imobiliário pertencia a Caixa Econômica Federal, era necessário conquistar uma forma de financiar obras sem depender deste banco”, lembra Evandro.

E o insight, de acordo com a equipe, veio justamente dessa necessidade. “Naquele mesmo ano nós fomos ao mercado de capitais e construímos uma sólida parceria com a AR Bank. Foi assim que obtivemos recursos e construímos o Residencial Clube AquaVille e foi esse modelo que seguimos para todos os demais empreendimentos que estão no portfólio da Aurea”, revela a presidente.

Aurea e AR Bank: parceira de sucesso

“Nós temos um fundo de investimento independente que financia empreendimentos imobiliários e desta forma a incorporadora não precisa ficar atrelada aos bancos”, explica Simone, diretora Financeira da AR Bank, e complementa “no caso da Aurea, assim que firmamos a parceria, começamos a captar recursos e rapidamente conseguimos um grupo de investidores que acreditaram no projeto”.

Vale ressaltar que a parceria que nasceu entre a Aurea Incorporadora e a AR Bank foi inovadora, pois ambas as partes contribuíram com sua expertise. “Todo o financiamento da obra foi pautado usando como indexador o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Atacado), que é o índice que mede oficialmente a inflação brasileira e, recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou que vai operar com financiamento imobiliário usando este mesmo indexador que utilizamos anos atrás”, avalia Marcos.

A diretora Simone esclarece que, além do financiamento, a AR Bank também cuida da análise de crédito dos proprietários dos apartamentos, sempre se pautando dentro dos critérios dos agentes financeiros. “Outra função da AR Bank é ser uma garantia a mais na entrega da obra, sempre verificando e auditando se a obra está dentro do cronograma”, menciona. “Sobrevivemos e concretizamos nosso sonho, nosso projeto, graças a AR Bank”, valoriza Fábia.

Residencial Clube AquaVille,
sucesso de vendas

Prestes a entregarem o Residencial Clube AquaVille, a diretoria contou como encontraram o terreno onde está localizado o empreendimento. “Em 2013 estávamos fazendo um levantamento de terrenos a pedido do fundador da Aurea e nos deparamos com essa área, que na época era de uma incorporadora de São Paulo”, recorda a presidente Fábia, se referindo ao trabalho que ela e o vice- presidente Evandro fizeram juntos naquele período.

“Estávamos nos preparando para lançar um empreendimento em outro lugar, mas nos encantamos com esse local que visitamos, era tudo que a gente queria. Fomos atrás e, para nossa alegria, conseguimos negociar e adquirir o terreno”, revela Evandro. Com a nova aquisição, a diretoria se reuniu e “arregaçou” as mangas. Para atender o propósito de contribuir com as pessoas e oferecer um imóvel de forma acessível, eles determinaram que o projeto se enquadraria no Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida.

“Mas nós não queríamos entregar apartamentos com metragem reduzida e sem nenhum adicional a essas famílias. Então, paramos e nos questionamos: – o que podemos oferecer de diferente para a população? O que cada um de nós gostaria de ter em um condomínio? Como podemos melhorar a qualidade de vida de cada morador?”, lembra Edypo.

Com as ideias trazidas pelo time, eles chegaram ao conceito de clube, transformando o empreendimento em um local de agradável convívio social e não apenas um lugar para ir dormir e pronto. “O Residencial Clube Aquaville está localizado no João Aranha e conta com 32 itens de lazer como piscina, quadra esportiva, espaço fitness, espaço gourmet e muito mais. É um condomínio único na cidade de Paulínia dentro do segmento de mercado Minha Casa Minha Vida”, afirma Marcos.

Desde o lançamento, o empreendimento foi sucesso absoluto, de acordo com a equipe. “Mesmo com o mercado imobiliário em meio a uma das piores crises dos últimos tempos, a população de Paulínia abraçou nosso projeto e começou a sonhar com a gente. Nós esperávamos vender duas torres e, depois, lançar a terceira, mas a demanda foi tão grande que precisamos adiantar a 3ª torre junto com as duas outras”, divulga Fábia.

Incorporadora
certificada ISO

Diferente da maioria das construtoras que trabalham com esse tipo de metragem, a Aurea fez questão de optar por materiais de primeira e investir em excelência. Prova disso é a conquista de dois certificados de qualidade (ISO 9001 e PBQP-H) já em seu primeiro empreendimento.

Da prancheta ao Habite-se: Evandro, Edypo, Marcos e Fábia, unidos desde
o começo, trabalhando e lutando pelos ideais da empresa

“A infraestrutura de todo o condomínio e o acabamento dos apartamentos e das áreas comuns são de ótima qualidade. Não utilizamos nenhum material de segunda linha. Usamos só os suprassumos de cada setor. Toda a parte de hidráulica e elétrica foi feita com produtos Tigre, por exemplo”, enfatiza Edypo.

 

“Desde o gradil até o telhado é tudo de altíssima qualidade, não quisemos começar com construções medianas e ir aprimorando aos poucos, quisemos fazer o melhor desde o começo. Para vocês terem ideia, a Porto Seguro, uma das maiores e melhores empresas do ramo do Brasil, é a nossa seguradora”, frisa Evandro.

Por conta de todo o cuidado e capricho com seus empreendimentos, a equipe deu um apelido carinhoso aos projetos da Aurea. “Nós os chamamos de Minha Casa, Minha Vida ‘Premium’”, diz Fábia sorrindo.

Inspirando
confiança

Ser transparente e estar sempre próximo dos clientes é uma das premissas da Aurea, de acordo com a presidente Fábia. “Buscamos manter o relacionamento constante com nossos clientes, fazendo reuniões periódicas e sempre esclarecendo todas as dúvidas.

Além de prezar pela proximidade com o cliente, sempre fazemos questão de contratar funcionários, serviços e fornecedores nas cidades em que atuamos para fomentar a economia e o desenvolvimento local”, ressalta a presidente.

Em setembro a empresa conquistou o Habite-se da Prefeitura de Paulínia e em breve realizará a Assembleia Geral de Instituição de Condomínio. “Um dos momentos mais emocionantes que vivemos foi a vistoria dos apartamentos com os clientes. Teve quem chorou, agradeceu. Foi muito bonito e gratificante”, recorda Marcos.

Ao mesmo tempo em que concluiu a obra do Residencial Clube AquaVille na cidade de Paulínia, a Aurea Incorporadora está construindo o Residencial Agata em Limeira, com previsão de entrega em 2020. “Lá também estamos trabalhando com nosso conceito do Minha Casa, Minha Vida ‘Premium’, levando conforto, acessibilidade e lazer para esse segmento de mercado”, salienta Evandro.

De acordo com o time, os próximos empreendimentos da Aurea Incorporadora serão em Monte Mor e Itatiba, além, é claro, de planos de outros empreendimentos na cidade de Paulínia.