Copa Regional de BMX homenageará Ricardo Alves

Neste ano, primeira etapa acontece neste domingo, em Paulínia

Figura importante na história do bicicross da região, Ricardo Alves, falecido em 2014, será homenageado neste ano pelas equipes Paulínia Racing Bicicross, Clube Cosmopolense de Ciclismo e Americana Bicicross Clube, que juntas irão promover a I Copa Regional Ricardo Alves de BMX com quatro etapas.

A primeira acontece neste domingo, 7, na pista do Complexo Poliesportivo Étorri di Blasio no Monte Alegre em Paulínia, a partir das 10h.

A iniciativa de se unirem este ano para promoção deste evento é criar uma estrutura de competição para suas escolinhas. As provas devem contar com pilotos de todo Brasil, reunindo mais de 400 atletas, com premiação em dinheiro para as principais categorias.

No local haverá praça de alimentação, estacionamento grátis e toda estrutura necessária para receber pessoas com deficiência.

Quem foi Ricardo Alves

Ricardo Alves era formado em Psicologia com especialização na área de esportes e em Fisiologia do Exercício. Iniciou seus trabalhos como professor e técnico de atletismo e para-atletismo, além de trabalhar como preparador físico de futsal e desenvolver técnicas de treinamento mental com atletas de diversas modalidades. Porém, foi a pedido do então Secretário de Esportes de Paulínia na época, requisitado pelos pais de praticantes do esporte na cidade, aceitou o desafio e iniciou os treinamentos de um grupo de 13 alunos em 1996.

Este foi o início do Paulinia Racing Bicicross, pois mesmo sem pista o técnico Ricardo Alves adaptou na modalidade seus conhecimentos que fizeram a equipe em menos de dois anos estar entre as melhores equipes de BMX do mundo.

Com todo esse crescimento, Paulínia logo se tornou um celeiro de campeões, desenvolvendo desde a equipe de base como grandes atletas que conquistaram ao longo de sua trajetória os títulos de campeã Mundial, Campeã Pan-Americana, além de oito títulos Brasileiros e sete títulos Paulistas e três títulos Paulista únicos por clubes com escolas de iniciação.

Essa onda de conquistas fez com que o técnico Ricardo Alves expandisse seus treinamentos e ensinamentos às cidades vizinhas, Cosmópolis e Americana, formando assim três grandes equipes da modalidade em nossa região.
Ricardo faleceu em 2014, vítima de acidente de trânsito.

Serviço
I Etapa da Copa Regional Ricardo Alves de BMX

Domingo, 7, a partir das 10h (entrada gratuita)

Pista de Bicicross do Complexo Poliesportivo Étorri di Blasio

Avenida Brasília, 1851, bairro Monte Alegre – Paulínia/SP

Facebook.com/pauliniabmx ou (19) 3844.5871