Dra. Paula Benites e Fundação Neemias juntos em prol da comunidade

Projeto social pretende atender população de Paulínia, auxiliando na área de saúde, com tratamento de laserterapia

POR EDUARDA ARAÚJO
FOTOS: EDUARDA ARAÚJO

Dra. Paula Benites, Pastor Rubens Ioricci e o seminarista Angelo Tenca

Dentista há 20 anos em Paulínia, Dra. Paula Benites construiu sua carreira baseada em competência e cuidado, criando uma relação de confiança com seus pacientes. Ela conta que sempre sentiu a necessidade de dedicar seu trabalho e área de conhecimento em favor da comunidade. E foi na Fundação Neemias que a profissional encontrou um espaço em que sua ideia foi acolhida e colocada em prática.

Com este propósito em mente decidiu dar início a um projeto social baseado na Odontologia Integrativa – conceito que entende que a saúde deve ser tratada de forma integral, sendo respeitada a individualidade e necessidade de cada paciente, humanizando o atendimento odontológico.

Junto a Odontologia Integrativa está o uso do tratamento com Laserterapia (ILIB – Irradiação Intravascular do Sangue com Laser), que consiste na irradiação do sangue com infravermelho (laser vermelho) para ativação celular, tendo efeito antioxidante e ação anti-inflamatória que resulta na prevenção e tratamento de diversas doenças, como: artrite, artrose, inflamações, bem como, diabetes, colesterol, hipertensão, entre outras.

O diretor da Fundação Neemias, Angelo Tenca, afirma que acredita na causa e nos bons frutos que a proposta pode trazer para a cidade e que estão empenhados em ceder o espaço para o projeto que deverá atender a população de Paulínia. Inclusive, antes mesmo de iniciar o trabalho já visa expansão da iniciativa para melhor atender a todos, destacando a importância do trabalho voluntário e arrecadação de recursos e novos aparelhos para manter o andamento do projeto.

Tenca explica que será feita uma triagem e cadastramento dos possíveis pacientes e, assim, de forma responsável e organizada, a Fundação Neemias pretende amparar todos aqueles que estejam interessados a realizarem o tratamento. Outro aspecto importante é que, além de ceder seu tempo e habilidades nesse projeto, a Dra. Paula Benites também pretende realizar cursos de qualificação em laserterapia para que outros profissionais da saúde possam realizar o tratamento como voluntários dentro do projeto.

Além dos benefícios evidentes da laserterapia para a qualidade de vida, de acordo com a profissional o objetivo também é a realização de um estudo sobre o fortalecimento do sistema imunológico de pessoas que estão passando por tratamentos de quimioterapia e radioterapia, a partir da técnica do ILIB, que será fundamentado pela própria Dra. Paula. A dentista, especialista em canal, reabilitação bucal, harmonização orofacial e odontologia integrativa, almeja que esta seja sua futura pesquisa de Mestrado.

Fundação Neemias

A Fundação Neemias, dirigida pelo seminarista Angelo Tenca, é o braço social da Igreja Batista de Paulínia, sendo mantida pela instituição e tendo à frente de seus projetos o Pastor Rubens Cavalheiro Ioricci.

Há 18 anos se dedicando a fazer trabalho humanitário e diferença social na cidade, a Fundação já acumula diversos projetos em prol da comunidade. Como o Projeto Reeducando, em parceria com a Promotoria Pública Municipal, que trata da ressocialização por meio de cursos de capacitação, trabalho comunitário, atividades artísticas e esportivas, além de reforço escolar para pequenos infratores, de acordo com a lei.

Além disso, são arrecadas cestas básicas para famílias vulneráveis e são oferecidas, de forma gratuita, aulas de inglês, ballet e artes. Eles também disponibilizam cursos de fotografia, culinária, hotelaria, etiqueta, entre outros. Destacando que os adolescentes amparados pelo CREAS são beneficiados com estas atividades e cursos de capacitação.

O Pastor Rubens afirma que é fundamental para a Igreja promover o bem- -estar das pessoas menos favorecidas, buscar pela igualdade de direitos e oportunidades e garantir a dignidade humana de forma prática, pela ação social. “Nós temos a esperança de que com estas ações poderemos dar melhores condições para que jovens e adultos possam ingressar o mercado de trabalho e melhorarem suas condições de vida e saírem de situações vulneráveis, através da inclusão social e educação”, enfatiza o Pastor Ioricci.