Imigração senegalesa é foco do evento “Novas Diásporas”

Crédito: Daniel Lima

Projeto realizado pelo Goethe-Institut busca refletir sobre o ciclo de migração entre os países do Hemisfério Sul

 

Seguindo o esforço de reflexão sobre o ciclo de migração que surge nas últimas décadas entre os países do Hemisfério Sul, o projeto Novas Diásporas propõe para a sua nova edição em 2017 um olhar aprofundado em relação ao Senegal.

O projeto Novas Diásporas: episódio Senegal prevê a realização de viagem de pesquisa em Dakar pelo artista Daniel Lima (Frente 3 de Fevereiro) e a produtora Raquel Borges, uma oficina de vídeo com um grupo de senegaleses. Como resultado do processo de pesquisa, será realizado um evento aberto no dia 10 de junho, das 16h às 22h, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros), com música, gastronomia do país, apresentações audiovisuais e performances. Tanto as apresentações como os debates que precedem, contam com participação dos protagonistas da migração.

A programação inicia com roda de conversa com participação do ator senegalês Ibrahim Seck e Daniel Lima, da Invisíveis Produções. A mediação é de Massar Sarr, conselheiro na Subprefeitura da Sé. A partir das 18h, a programação musical toma conta, com o grupo senegalês Baye Fall Africa Rythms, DJ Will Robson, entre outros, seguida de canto de Fátima Diouf, Abou Sidibé e Yannic Delass. Um jantar com pratos do Senegal acontece às 20h e uma festa com participação do DJ Will Robson, Grupo Baye Fall Africa Rythms e Yannick Delas fecha a noite, que vai até às 22h.

Realizado pelo Goethe-Institut, o Novas Diásporas teve o seu primeiro episódio sobre o Haiti, realizado em junho de 2016, com a Invisíveis Produções e apoio da Fundação Heinrich Böll. O projeto integra a programação do projetoEpisódios do Sul, que pensa outros modos de ver a arte, ciência e cultura sob pontos de vistas não eurocêntricos.

Realização: Goethe-Institut | Cooperação: Invisíveis Produções

SERVIÇO: 

NOVAS DIÁSPORAS: EPISÓDIO SENEGAL

Data: 10 de junho de 2017 (sábado)

Horário: 16h às 22h

Local: Goethe-Institut São Paulo – Rua Lisboa, 974 – Pinheiros

Evento gratuito

Não é necessária inscrição