Intradermoterapia Capilar

Por Dra. Renata Rocha

Uma das queixas mais frequentes no dia a dia do dermatologista é a calvice / queda capilar tanto de homens quanto das mulheres.
Entre as diversas condições que levam às alterações do cabelo e do couro cabeludo estão as causas genéticas e hormonais, como a alopecia androgenética e ovário policístico, estresse físico e emocional, dietas muito restritivas e sem orientação que levam a carências nutricionais, medicamentos e doenças sistêmicas.
Por isso é fundamental o acompanhamento com o dermatologista que irá, não só tratar a calvice / queda capilar, mas também investigar através de exames laboratoriais e dermatoscopia as causas possíveis.
O tratamento irá variar de acordo com as características e necessidades de cada paciente, mas inclui medicamento e suplementação oral, loções tópicas para aplicar no couro cabeludo estimulando o crescimento de novos fios e procedimentos como a Intradermoterapia Capilar!
A Intradermoterapia Capilar, também conhecida como mesoterapia, consiste em microinfiltrações de medicamentos e fatores de crescimento, realizadas no couro cabeludo. Esta técnica é muito eficaz e estimula além do crescimento, o aumento da espessura e do número de fios de cabelo. Além disso, previne novas quedas.
Quanto aos resultados a palavra de ordem é paciência pois não é de imediato que eles aparecem. Em média, após 4 a 8 sessões já é possível notar o aparecimento de novos fios e a melhora da qualidade dos fios já existentes.
Os resultados variam individualmente e o ideal é realizar as aplicações 1 vez por semana.
É válido ressaltar que a Intradermoterapia Capilar produz excelentes resultados mas não está indicada para todos os casos de alopecia. Por isso, a consulta com o dermatologista é fundamental e indispensável.