Laço que Faço Edição 41 (ago/set 2017)

A formalidade do Dress Code

Nos dias atuais no qual tudo é moda e as pessoas se sentem mais à vontade seguindo o seu estilo, muitos acabam saindo um pouco “fora da casinha” quando o assunto é formalidade. Em geral os convites trazem o Dress Code (Código de Vestimenta), mas se acaso o convite não trouxer o direcionamento do traje, é de bom tom consultar o dono da festas obre o que usar, para não chegar lá e sentir vontade de ser invisível, ou se jogar embaixo do tapete não é mesmo? Para quem quer ficar por dentro segue um guia sobre cada tipo de traje especificados nos convites formais.

TRAJE ESPORTE

Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis. Clima: simples e informal. Significa uma roupa descomplicada. A roupa certa: peças avulsas como saias ou calças da estação + t-shirt ou suéter coloridos; terninhos esportivos; vestidos de alcinhas; ou calça + camisa branca; calças cápri.Acessórios: esportivos, como sapatilhas, botas, sandálias baixas; bolsa maior.

TRAJE PASSEIO, ESPORTEFINO OU TENUE DE VILLE

Tipo de evento: Almoços, vernissages, teatro. Clima: um toque de formalidade. A roupa certa: blusas, túnicas, calças mais caprichadas; vestidos; tailleurs ou terninhos.Acessórios: sapatos ou sandálias de salto e bolsa maior para o dia, ou pequena para a noite; belas bijuterias. A roupa errada: look brilho total, com decotes ousados, jóias poderosas.

PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL

Tipo de evento: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais. São trajes mais formais. Clima: formalidade total. É hora de festa fina. A roupa certa: vestidos curtos ou longos com detalhes de brilho, decotes, fendas e transparências; paletó + saia ou calça de tecidos nobres. Acessórios: sapatos ou sandálias de salto. Xales, echarpese bijoux ou joias vistosas; maquiagem mais nítida. A roupa errada: saiu do trabalho de calça + blusa + bota+ xale e deu uma passadinha.

TRAJE BLACK-TIE, TENUE DE SOIRÉE OU RIGOR

Tipo de evento: noites de gala, bailes, grandes premiações. Clima: de requinte, sofisticado. É hora dos vestidos de baile, o clima é de sedução. A roupa certa: vestidos longos ou curtos muito sofisticados. Decotes, transparências, brilhos, bordados preciosos. Acessórios: sapatos ou sandálias de salto bem altos. Estolas, casaquinhos preciosos, peles etc. Joias ou bijoux muito especiais. A roupa errada: “pretinho” básico. Pior: com sapato ou sandália esportiva, tipo tamanco.