Conheça a cartilha feita pelo cardiologista e nutrólogo, Lair Ribeiro, sobre formas alternativas de prevenção da doença

POR EDUARDA CAMILO
FOTOS: DIVULGAÇÃO/PIXABAY/INTERNET

O “Cardápio Contra o Câncer” é uma cartilha criada pelo Dr. Lair Ribeiro, cardiologista e nutrólogo que, após muitos anos de estudos e aprofundamentos, desenvolveu a ideia de que o câncer pode ser prevenido e tratado com métodos alternativos ligados ao nosso dia a dia.

Para ele, a mudança de muitos dos nossos hábitos diários, como a alimentação, o estado emocional, entre outros, podem ser aliados contra esta doença que mata 8,8 milhões de pessoas anualmente no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Lair Ribeiro defende que existem três pilares principais que propiciam a formação de tumores, e estes estão ligados ao cotidiano: a desnutrição; o conflito emocional; e a intoxicação. Estes causam um desequilíbrio no organismo e como resultado há a formação dessas anomalias celulares.

Para o cardiologista e nutrólogo a formação de tumores é uma clara mensagem do organismo dizendo que algo está errado com os nossos hábitos, já que este processo não acontece do dia para noite.

Entenda o que é o Câncer

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), define-se como câncer o crescimento desordenado, ou seja, maligno, de células no organismo. Existindo mais de 100 formas conhecidas da doença.

A teoria mais famosa sobre o surgimento de um câncer está ligada à ideia de que as células “malignas” são células que no processo de reprodução celular sofrem mutações genéticas e passam a se multiplicar descontroladamente, formando os tumores. Estes tumores passam a fazer parte dos tecidos ou órgãos e podem ou não se espalhar, o que é denominado como o processo de metástase.

Porém, outra hipótese sobre o que seria o câncer levantada pelo médico alemão Dr. Otto Heinrich Warburg é defendida por Ribeiro. O alemão conseguiu provar que a causa primária do câncer é a deficiência de oxigênio e que as células cancerígenas sobrevivem de açúcar.