Pilates e Saúde Edição 41 (ago/set 2017)

Pilates para homens

É muito comum ouvirmos por aí que o método Pilates foi criado para mulheres ou idosos, que homens não praticam esse tipo de atividade, que é um exercício leve. Não é bem assim. O método foi criado para todos, independente de sexo ou idade. Se a pessoa é portadora ou não de alguma patologia, as aulas podem ser adaptadas de acordo com o objetivo de cada aluno. O Pilates para homens pode ser tão pesado e intenso como qualquer outro treinamento. Trabalha-se força, resistência, postura, flexibilidade. E o melhor: sem gerar sobrecarga nas articulações. A variedade dos exercícios propostos nas aulas atua em diferentes grupos musculares, não somente nos principais,mas também na musculatura intrínseca, trabalhando assim o corpo como um todo, resultando em um desenvolvimento equilibrado. É até comum ouvirmos nas aulas alguns comentários como: “nossa descobri músculos que eu nem sabia que existiam”. Outro fator importante das aulas de Pilates é o fortalecimento central do corpo – o core – região composta pelo abdômen,assoalho pélvico e coluna lombar. O fortalecimento dessa musculatura é essencial para prevenir lesões e melhorar o rendimento dos praticantes de outras modalidades, com ocorridas, ciclismo, natação, escalada entre outros. Quando falamos em melhorar o rendimento, nos referimos à melhora da concentração, coordenação, estabilidade, consciência corporal e flexibilidade. Outros fatores bastante positivos que devem ser considerados pelos homens na opção pelo Pilates são: a visível melhora do estresse,de diversos tipos de dores, da má postura e, ainda,perda de peso. As dores e a má postura geralmente são decorrentes do dia a dia ou até mesmo pela prática de outras atividades realizadas de forma incorreta.

Hoje em nosso estúdio 35% dos alunos são homens, em diferentes faixas etárias, com diferentes estilos de vida e diferentes objetivos. Veja o depoimento de um deles. Há quanto tempo pratica Pilates? W: Há dois anos no total, e há três meses no “Studio E Pilates” em Paulínia.

O que te fez optar pelo método Pilates como atividade?Quais os seus objetivos?

W: Optei por Pilates, pois é um exercício completo: força +concentração + alongamento + respiração. Ou seja: totalmente equilibrado. Meu objetivo é ter saúde e qualidade de vida. Já sinto melhoras no quesito energia, para enfrentar o dia adia estressante, pois meu corpo está mais preparado e minha mente mais oxigenada. O que mais gosta nas aulas?

W: Gosto de tudo, mas principalmente quando utilizamos as fitas de suspensão tornando a aula mais lúdica, dinâmica e prazerosa. No final ainda recebemos uma última alongada e uma quick massage do professor! Recomendaria para outros homens?

Recomendaria sem sombra de dúvidas. Independente da idade, precisamos ter corpo e mente preparados, pois os desafios do dia a dia já pedem esse nível de preparação.  Outro ponto importante é que, durante a aula, é um momento só seu, corpo e mente unidos para cumprir o objetivo estabelecido! Sem interferências de terceiros e do nosso amigo smartphone! O Luxo mais precioso agora é ter tempo para dedicar a você mesmo!!
Venha você também conhecer o método Pilates, e desfrutar de todos os seus benefícios.
Agende a sua aula experimental.