RAFFINATEZZA: requinte e sofisticação em um só lugar

A Confeitaria e Café é comandada pela empresária e cake designer, Fernanda Domiciano dos Reis, formada em Administração com ênfase em Finanças e apaixonada pelo mundo da confeitaria Mãe e filha: Fernanda e a filha Beatriz, de 17 anos, que atua como gestora financeira da Raffinatezza

Em novo endereço, a confeitaria e café agora conta com um confortável e amplo salão para abrigar amigos, familiares, colegas de trabalho, encontros casuais, reuniões de negócios e comemorações 

POR FERNANDA MARQUES VALENTE 
FOTOS: WAGNER ROCHA 

Com tantas opções de alimentos prontos, semiprontos, embrulhados, industrializados, cada dia que passa mais e mais pessoas estão valorizando aquilo que é feito manualmente. Além da qualidade e sabor, que são incomparáveis, os produtos artesanais também são mais saudáveis.  

Um lugar onde tudo, absolutamente tudo que você consumir é feito de forma artesanal é a Raffinatezza Confeitaria e Café. Comandada pela empresária e cake designer, Fernanda Domiciano dos Reis, ela conta que cada produto da vitrine é feito do começo ao fim no próprio estabelecimento.  

“Muitos lugares compram massas pré-prontas ou até partes prontas de doces e salgados e só recheiam. Eu entendo que dá muito trabalho fazer tudo e dessa forma se ganha em produtividade e tempo. Mas aqui não, aqui eu faço questão que sejam requintados, produzidos desde a massa até a finalização, e que sejam feitos no dia, ou seja, tudo está sempre fresquinho”, destaca

Fernanda. 

> Diferencial: Raffinatezza oferece doces e salgados requintados feitos artesanalmente e com carinho

A mudança 

Raffinatezza Confeitaria e Café se diferencia muito de uma padaria comum ou uma lanchonete, lá o tempo de preparo é outro, o pó de café é diferente, o atendimento é personalizado. “Costumo dizer que não vendo produtos, vendo uma experiência. E eu prezo para que essa experiência seja boa por completo”, afirma.  

E foi pensando nisso que após o segundo aniversário da Raffinatezza em Paulínia, Fernanda resolveu sair do Mall do McDonald’s onde havia inaugurado em 2017 e ir para um espaço mais amplo, agradável e aconchegante na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 84 (no prédio do antigo restaurante e pizzaria Manzarelli). 

Aqui nós temos três salas de preparação, sendo uma cozinha de apoio, uma cozinha gelada para finalização e a sala dos fornos. Também temos espaço para eventos reservados, reunião de negócios, encontros de amigos e familiares, bancadas para quem deseja trabalhar usando nosso wifi que é totalmente gratuito. Reformamos e fizemos tudo pensando em acolher melhor nossos clientes”, ressalta.  

Trajetória  

Assim como muitas histórias de sucesso, a jornada de Fernanda para chegar onde chegou começou por acaso. Cinco anos atrás, quando liderava um grupo de pré-adolescentes da igreja que frequenta, ela decidiu vender bolo de pote para angariar fundos e oferecer um acampamento de Carnaval bem divertido e completo para a turminha.  

Como não encontrou uma forma de comprar já pronto e revender com uma margem de lucro satisfatória, Fernanda arregaçou as mangas, fez um curso online e foi fazer seus próprios bolos de potes. O sucesso foi tanto que passou a receber muitas encomendas.  

De lá para cá, a empresária – que é formada em Administração com ênfase em Finanças – mesmo trabalhando em tempo integral como gestora financeira de uma multinacional, passou a se especializar em doces e bolos nas horas vagas.  

“Mas para mim era um hobby, me especializei em pasta americana, bolo esculpido, fiz curso de chocolateria, massa folhada e algumas outras especializações durante todo esse tempo”, menciona.  

Aos poucos o hobby foi se tornando uma paixão e tomando mais espaço em sua vida. Com a inauguração da Raffinatezza, a dupla jornada começou a pesar e foi aí que ela tomou a decisão: largou o emprego para viver o sonho de ter sua própria confeitaria.  

Sua filha, Beatriz, de 17 anos, hoje é a gestora financeira da Raffinatezza e trabalha com ela. Fernanda trouxe toda a sua expertise dos anos trabalhando na multinacional para a confeitaria e lidera a equipe ministrando treinamentos e oferecendo cursos de capacitação periodicamente.