Reequilibre-se – Edição 54 (Fevereiro/Março)

Os benefícios do Pilates nas disfunções da coluna vertebral 

Você provavelmente já sentiu alguma dor ou desconforto em alguma região da coluna vertebral, não é mesmo? E você sabe qual o principal motivo deste desconforto? Hoje vamos conversar sobre como o método Pilates pode ser um importante aliado para a sua coluna.  

Além de incômodas, as dores tornam o nosso dia a dia restrito, influenciando negativamente na qualidade de vida e funcionalidade. As disfunções mais comuns encontradas nos pacientes são a escoliose, hipercifose e hiperlordose (alterações das curvaturas fisiológicas da coluna), hérnias de disco (desgaste ou deslocamento do disco intervertebral) e os osteófitos (conhecidos popularmente como bico de papagaio) e se dão pelos diversos desgastes ao longo da vida, tanto pela ação da gravidade quanto por maus hábitos.  

Com o Pilates é possível aumentar a amplitude de movimento e flexibilidade, melhorando a hidratação dos discos intervertebrais, aumentar a força e resistência muscular, permitindo maior estabilização da coluna, fortalecer o Power House (core), ofertando maior estabilidade e força para a coluna lombar.  

O método Pilates possui uma vasta série de exercícios indicados para o tratamento e a prevenção das disfunções da coluna vertebral, utilizando tanto o Mat Pilates (solo), quanto os equipamentos. Com o Pilates conseguimos reduzir o quadro de dor, melhorar a postura, aumentar a estabilidade e força muscular da coluna vertebral.  

Os primeiros resultados podemos observar já nas primeiras semanas da prática (geralmente nas 2 – 4 primeiras semanas), claro que temos que levar em consideração a gravidade da patologia e o comprometimento do aluno ao seguir as orientações dentro e fora do estúdio. Cada aluno é único, apresentando o seu perfi l corporal e a sua rotina de atividades, por isso é de extrema importância a avaliação profi ssional para que seja criado o plano terapêutico.  

Agende a sua aula experimental gratuita e venha sentir todos os benefícios do Pilates!  

Aguardamos a sua visita.