Reforço para a Educação Paulinense

Administração implanta Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Rede Pública de Paulínia

DA REDAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO/PMP

Desde que começou, em março de 2018, as atividades do CEFORM têm sido um sucesso. São dezenas de formações (presenciais e à distância) e palestras de temas atuais oferecidas constantemente

Uma iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Paulínia tem movimentado a Rede Municipal de Ensino. Acontece que esse ano foi criado o CEFORM (Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Rede Pública de Paulínia).

“Quando nos reunimos em 2017, pensamos em começar com um centro de capacitação para o professorado, porém, o CEFORM acabou superando as expectativas e conseguiu abranger todos os profissionais da área de Educação da cidade”, explica Alessandra Collaço Meray, coordenadora formadora do CEFORM.

Desde que começou, em março de 2018, as atividades do Centro de Formação têm sido um sucesso. São dezenas de formações (presenciais e à distância) e palestras de temas atuais oferecidas constantemente.

“Nossa agenda está lotada. Além das ações da própria Secretaria, firmamos parcerias com programas do Governo Estadual, Federal, entidades de classes e iniciativa privada. Desta maneira estamos propiciando formação continuada aos profissionais de forma eficaz, dinâmica e acolhedora”, enfatiza Alessandra, que faz questão de citar o empenho do prefeito Dixon Carvalho e do secretário de Educação, Luciano Bento Ramalho, para que o projeto saísse do papel e fosse colocado em prática.

Uma das premissas do CEFORM também é discutir as alterações da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e, para isso, organizaram grupos de estudos com representantes de todas as unidades escolares do município.

A coordenadora também ressaltou a adesão dos profissionais, principalmente às formações opcionais. “É uma satisfação enorme pra gente. Temos tido uma grande procura pelas atividades. Não esperávamos esse sucesso tão imediato, tanto que tivemos que limitar as vagas por conta da superlotação das salas”, menciona.

Stop Motion comemora 10 anos

Pioneiro no Brasil, o Stop Motion de Paulínia acaba de completar 10 anos. No mês de setembro a data foi comemorada com um dia repleto de atividades na sede do projeto. A festa contou com a presença de autoridades, diretores, professores e, ainda, do ator Pedro Pauleey e do diretor/cineasta Bellamir Freire. Além de participarem das festividades, os dois profissionais ministraram palestras aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

“O Projeto Stop Motion tem como objetivo oferecer suporte ao processo de ensino e aprendizagem a partir do desenvolvimento de atividades interdisciplinares, que chamamos de oficinas, servindo como um apoio às ações pedagógicas do professor em sala de aula e em consonância com as práticas didático-pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Paulínia”, explica Claudia Favaro, coordenadora do Stop Motion.

As oficinas oferecidas aos milhares de alunos que já passaram pelo projeto despertam o interesse no mundo mágico do cinema e, ao mesmo tempo, melhoram o desempenho dos estudantes na escola já que durante o tempo que permanecem no Stop Motion os alunos ampliam seus conhecimentos nas diferentes áreas curriculares favorecendo o debate de temas atuais, valorizando o trabalho em equipe, criatividade, disciplina e autonomia, além de desenvolverem aspectos cognitivos e sensoriais por meio de experiências e brincadeiras.

“Visamos despertar interesse profissional na indústria cinematográfica através de cursos, workshops e oficinas de Animação, e também nos dedicamos à capacitação em Robótica para professores da Rede Municipal de Ensino. Enfim, é um projeto ousado e enriquecedor que contamos com o apoio incondicional do secretário de Educação, Luciano Bento Ramalho, e também do prefeito Dixon Carvalho, que possibilitou a reativação do projeto”, enfatiza e valoriza Claudia.

No mês de setembro a data foi comemorada com um dia repleto de atividades na sede do projeto. A festa contou com a presença de autoridades, diretores, professores e, ainda, do ator Pedro Pauleey e do diretor/cineasta Bellamir Freire. Além de participarem das festividades, os dois profissionais ministraram palestras aos alunos da Rede Municipal de Ensino