Richard Góis: sonho sem limite pra chegar ao UFC

Atleta paulinense luta desde os nove anos de idade e sonha em chegar no mais elevado posto do esporte

POR CISSA TORELLO
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Richard no momento em que é consagrado campeão em uma de suas competições

Uma das competições esportivas que mais cresce atualmente é o estilo de luta conhecido por MMA (Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mistas), famoso no Brasil como Vale Tudo. Embora para os olhos leigos pareça um esporte violento, a cada dia ele se torna mais profissional, com regras bem definidas, lutadores que são verdadeiros ídolos e um público crescente a cada novo evento.

O campeão expõe o cinturão conquistado após muita luta

Com a evolução natural das regras, o MMA tornou-se um esporte praticado em altíssimo nível que tem como principal objetivo manter a integridade física dos atletas e garantir para o público um excelente entretenimento. Embora não exista um órgão regulamentador central, as lutas de MMA há muito deixaram de ser um Vale Tudo, seguindo algumas regras básicas.

O paulinense Richard Martins Góis começou a praticar o esporte aos nove anos de idade, após sua mãe levá-lo a uma academia para fazer uma aula experimental. Desde então ele tomou gosto pelo esporte e nunca mais parou.

Começou a disputar campeonatos e, aos 14 anos, conseguiu seu primeiro título. Hoje com 19 anos e com 1,80cm, ele acumula dezenas de medalhas e títulos considerados de suma importância no meio esportivo, incluindo dois que são a menina dos olhos do lutador: o do Premium Fight Championschip e Top 12 Muaythai 4ª Edição.

Richard durante luta no octógono

Góis possui uma rotina muito disciplinada, treina de segunda a sexta-feira, tanto no período da manhã como da tarde, visando ter maior preparo para as lutas.

Segundo Góis o MMA é um esporte que exige que o atleta pratique mais de uma modalidade de luta. Pra ser um lutador bom e chegar no topo é necessário a prática de luta em pé e luta de chão (jiu-jitsu), além do wrestling pra se defender de quedas ou aplicar quedas. Essa necessidade é o que torna os treinos tão intensos. Além das calorias gastas e dos músculos turbinados, as aulas desenvolvem o condicionamento, a flexibilidade, a agilidade, a força e o pensamento tático.

Góis possui um grande sonho, compartilhado com a maioria dos competidores de MMA, que é chegar ao UFC, e ganhar o Cinturão.

O UFC é o evento considerado a “Copa do Mundo” neste esporte, por isso ele sabe que vem muita “luta” pela frente, mas se depender de sua garra e dedicação, ele já está preparado para nocautear cada adversidade que encontrar pelo seu caminho e tornar-se sempre um vencedor.