Rosemar Vissoto: 40 anos de amor incondicional por Paulínia

POR CISSA TORELLO
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Em 2019, Paulínia está completando 55 anos. Uma cidade que acolhe muito bem seus filhos de berço e adoção, tem o prazer de acolher esta pessoa admirável que tanto contribuiu e contribui pela educação de nossas crianças.  

 

Traçamos o perfil desta diretora escolar, Rosemar Vissoto, que tem se destacado pela sua competência e atuação na rede pública de ensino. Nome completo. Rosemar Vissoto 

Natural de… Tupã, uma cidade do interior do Estado de São Paulo.  

É verdade que já foi miss? Sim. Tornei-me primeiro miss em 1969, quando participei de um concurso na cidade de Loanda, no estado do Paraná e, em seguida, no mesmo ano, no concurso de Miss Paraná na cidade de Cornélio Procópio.  

Estado civil. Sou divorciada.  

Tem filhos? Quantos? Três filhos.  

E netos? Sim, cinco netos. 

Quanto tempo mora em Paulínia? Cheguei aqui no ano de 1972 e, desde então, considero-me paulinense. Todavia, em 1987 precisei me ausentar de Paulínia, para fazer um curso de especialização em Ribeirão Preto, mas como o coração é paulinense, retornei para Paulínia em 1996.  

Qual sua formação? Sou formada em Pedagogia pela Faculdade São Luiz onde também fiz extensão de especialização. Depois cursei pós-graduação em Gestão Escolar na Unicamp.  

Qual cargo ocupa hoje? Atualmente sou diretora escolar.  

Há quanto tempo ocupa a função pública e a de diretora? Está para completar 30 anos que atuo nesta função de gestora escolar.  

Qual sua relação com Paulínia? Compareço aqui como uma forasteira há mais de quarenta anos e tenho orgulho de ser Paulinense adotada, de pertencer a esta cidade. Tenho muito respeito e carinho por todos desse município, homens e mulheres que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra… Faço questão de dizer que, enquanto educadora, continuarei sempre com o compromisso de trabalhar em prol da coletividade e do desenvolvimento da nossa cidade, defendendo e lutando pelos interesses, principalmente, das crianças. Acredito que uma população consciente e participativa trará benefícios à coletividade. Portanto, minha “relação” com essa cidade é de amor incondicional.  

O que espera da nossa cidade? Desejo e espero que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Paulínia melhor e que, através de valores sólidos, ajudem a preparar as crianças e jovens para esse processo contínuo de transformação do qual o nosso município tanta precisa. É necessário semear ações para colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho a uma Paulínia mais justa e cidadã, afinal “é a NOSSA Paulínia que avança e que cresce risonha e feliz”.  

Uma mensagem para a aniversariante Paulínia. Parabéns a todos que, diariamente, cumprem seus papéis de cidadãos, contribuindo, assim, com o desenvolvimento do município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, não perdendo de vista os anseios da comunidade. Esses atos mostram que não há fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos. Existem, sim, barreiras e desafios que serão transpostos sempre que forem da vontade daqueles que governam e, principalmente, se for fruto do anseio do coletivo da comunidade paulinense. Deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a todas essas pessoas que aqui residem e trabalham para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Com orgulho, refiro-me – mais uma vez – ao hino de Paulínia: “beijo este chão”.