Sorrir Sem Medo

Por Fernanda Valente

Paula Regina Benites é dentista especialista  em reabilitação oral e sorrisos e está à frente
da clínica For Santé, que oferece atendimento  multidisciplinar diferenciado e humanizado

Se os olhos são a janela da alma, o sorriso com certeza é a porta de entrada. Mas como sorrir tranquilamente quando não se está à vontade com seu próprio sorriso?
A dentista Paula Regina Benites sempre sonhou em devolver às pessoas a alegria de sorrir sem medo. Mas para isso, ela teve que vencer muitos desafios até concretizar o sonho de se tornar uma especialista em reabilitação oral e sorrisos.
Natural de Barra do Garça (MT), com passagem por Campo Grande (MS), foi em 1995 que os pais dela, João e Diomar Benites, vieram para Paulínia, em busca de melhores condições de vida. “Venho de uma família humilde. Quando meu pai chegou aqui, ele conseguiu licença para ter uma barraca de pastel na praça da igreja Matriz. Ele trabalhava como pintor de dia e, a noite e aos fins de semana, vendia pastel. Era assim que ele conseguia sustentar a gente”, recorda Paula.
Ela conta que só conseguiu se formar graças ao esforço do pai e à bolsa de estudos fornecida pela prefeitura. “Paulínia nos acolheu e me proporcionou tudo que tenho. Eu fiz questão de ‘fincar raiz’ aqui. Nunca quis sair da cidade nem para trabalhar em municípios vizinhos. Meu objetivo era crescer onde eu fui tão bem recebida e beneficiada”, afirma.
Mas seu esforço pessoal também sempre esteve presente. Dedicada, quando ela não estava estudando ou trabalhando, estava ajudando o pai na barraca de pastel. Porém, em 2002, um acontecimento mudaria sua vida e da sua família. “Por um problema técnico de instalação das barracas, meu pai foi eletrocutado quando apoiou em duas barracas ao mesmo tempo e veio a óbito. Eu era a irmã mais velha e, com a fatalidade, me senti na obrigação de assumir a responsabilidade da casa”, revela Paula.
Como já estava formada, ela optou em não continuar com a barraca e investir na carreira de dentista. Foram inúmeros cursos de aperfeiçoamento e anos atuando em clínicas de colegas de profissão até ela ter condições de abrir sua própria clínica. “Meu pai foi muito importante na minha vida e uma maneira de eu retribuir tudo o que ele fez por mim foi me tornar aquilo que ele lutou tanto para que eu fosse: uma dentista ética e qualificada”, declara.

Qualificações e Conquistas

Paula Benites é formada em Odontologia e é especialista em Endodontia, Prótese Dentária e Reabilitação Oral. Além disso, tem habilitação em Odontologia Orofacial com preenchimento facial com ácido hialurônico e emprego da toxina botulínica para DTM e Estética da Face, Laserterapia e Clareamento a Laser. É membro tanto da SOBRALO (Sociedade Brasileira de Laser na Odontologia) quanto da SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética).
Em 2016, ganhou o prêmio Chamas do Progresso no ZAPfest como Destaque do Ano na categoria Dentista. Além de realização profissional, a odontologia também trouxe outra grande conquista na sua vida. “Meu marido e eu nos conhecemos durante um atendimento, ele era paciente meu. Depois que terminou seu tratamento, começamos a sair, namoramos e estamos casados há 12 anos”, declara. O fruto da união de Paula e Edson Rossi é a encantadora Mariana, sua filha que tem nove anos.