Toques de Make – Edição 54 (Fevereiro/Março)

Maquiagem conceitual 

Nessa edição vim falar com vocês sobre um ramo do trabalho com maquiagem que muitas vezes não é dada tanta atenção pelo público, mas que é extremamente interessante, moderno e gostoso de praticar: a MAQUIAGEM CONCEITUAL.  

Os conceitos de maquiagem social e artístico são mais difundidos e conhecidos. Maquiagem Social é aquela que se dedica a disfarçar imperfeições e embelezar. Sua finalidade é valorizar os traços que a pessoa já possui. Já a Maquiagem Artística é aquela que visa a transformação do rosto em arte, produzindo personagens, criando estereótipos brincando com o lúdico.  

Diferente destes tipos e ao mesmo tempo tendo pontos semelhantes, a Maquiagem Conceitual pode possuir elementos Sociais e Artísticos, mas anda por estradas e caminhos que podem ir além dos limites destes outros tipos de maquiagem.  

A maquiagem conceitual está presente em desfiles, nas passarelas, em editoriais de modas a publicações em revistas, publicações on-line, entre outros meios de comunicação. Ela não tem a obrigação de ser usável ou comercial, mas sim de apresentar tendências, de sugerir estilos, de compor a proposta de um estilista, de uma marca, de um editorial de moda ou de um maquiador. 

As cores, os traços, as formas, o brilho ou a ausência dele, tudo traz consigo a intenção de representar e reforçar os conceitos que estão sendo transmitidos. Pode ser suave, intensa, carregada ou neutra, tudo depende da proposta inicial. Pode acompanhar elementos, situações, estações do ano, clima etc.  

Nas fotos acima você tem 3 exemplos de maquiagem conceitual, com ideias e inspirações diferentes.  

MAQUIAGEM ORIENTAL: Essa proposta traz a força do olhar da beleza oriental. Os traços retos com cor sóbria se suavizam com a textura glossy dos lábios, trazendo harmonia a imagem, sem tirar a força.  

MAQUIAGEM COMPLEMENTAR: Na segunda imagem, temos a harmonia complementar, uma das mais usadas no mercado publicitário, justamente por as cores terem alto contraste, revelando assim o objeto ou a beleza a ser vendida, que no caso são os óculos e a viseira.  

MAQUIAGEM MONOCROMÁTICA: A terceira foto traz a beleza com textura e acabamento em cima de uma cor: o rosa. As flores complementam a ideia, trazendo o ar romântico, sem deixar de ser marcante.